quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sobre mulheres fortes

Uma das minhas lembranças mais fortes da infância são as cores de Frida Kahlo , minha mãe tinha uma camisa com a estampa dela e acho que por isso por sempre estar na aba da mãe me lembro muito dessa camiseta e dessas mulheres , a minha mãe e a Frida , ambas já não estão mais aqui! Talvez como sempre desconfiei nunca fui muito normal nas minhas escolhas , detestava ouvir a história daquelas princesas que viviam com as roupas limpas e longas demais pra se aventurar, que tinham bons modos e etc , etc , ah é e claro ainda tinha o príncipe pra dar sentido a vida delas e tal, aquela coisa linda que todo mundo já conhece! Bom notoriamente as mulheres da minha família nunca se deram bem com os príncipes , sempre tiveram que elas mesmas darem sentido as suas vidas e desde muito pequena eu ouvia esses discursos , e ainda bem , cresci com o mesmo pensamento! Sou extremamente sensível com sentimentos , choro fácil tal, amo ler histórias de amor, mas nunca me fascinou esse papo de que o cara vem pra salvar a guria! Depois que comecei a entender as coisas fui atras da historia da mulher das camisas da minha mãe , e acho realmente que todas as mulheres do mundo deviam conhecer a Frida!
Mulher altamente revolucionária a frente do seu tempo que nunca se contentou com as respostas obvias do seu tempo, pintou obras fantásticas , amou homens malditos e também se envolveu com algumas mulheres segundo as más línguas que independente da época sempre existiram! Amou não foi amada , sofreu grandes decepções , um acidente que a empalou e a deixou presa numa cama pelo resto da sua breve vida! involuntários abortos seguidos , que de todas as dores era a que mais doía nela!
Presa a uma maca de hospital , depois de anos lutando para ter suas obras expostas num museu de alto renome da época , conquistou finalmente esse direito já próxima de sua morte! Ainda assim , Frida foi a sua exposição e mesmo naquela situação deixava claro sua felicidade e satisfação mostrando que mesmo tendo seus quadros pintados com a boca por conta do acidente que tirou seus movimentos e tendo homens canalhas em sua vida, uma mulher não precisa de uma história enfeitada de corações e músicas felizes para finais mais felizes inda , ela só precisa das suas próprias cores que no caso dessa mulher incrível apesar de terem passado vários e vários anos , ainda continuam mais fortes que nunca! e colorindo a vida de mulheres no mundo todo! e como ela mesma disse em sua última exposição na maca de hospital o importante é "viver a vida !"